Campanha da Fraternidade 2011
Tema: “Fraternidade e a vida no planeta” Lema: ”A criação geme em dores de parto”
Por Anderson A. Carneiro.
A campanha da fraternidade 2011 lançará luzes para uma reflexão profunda sobre o resultado da ação nociva da humanidade sobre a Terra, olhando através do sinal mais contundente das dores que o planeta sente: o aquecimento global.
Reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste, o paraíso com o qual tanto sonhamos.
O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Com a espiritualidade fundamentada na conversão e na busca da vida nova em Cristo Ressuscitado, somos convidados e convocados a assumir com responsabilidade o cuidado da natureza e do planeta. É um convite a rever nossas atitudes e gestos concretos para preservar e cuidar do meio ambiente. O ser humano depende da natureza e dos cuidados com o planeta para sobreviver. A terra deveria ser amada e não explorada pelo capitalismo selvagem e mercantilista.
Que todos os cristãos e pessoas de boa vontade colaborem para cuidarmos da nossa casa comum, o Planeta Terra.
(Texto retirado do Jornal O Legionário, edição nº. 21).
